Endomarketing potencializa lucro e gera resultados



Pela abrangência do “Endomarketing” é relevante usar a palavra "resultado". Uma empresa quer aumentar o lucro ou deseja que o lucro seja mais um fator do resultado. O objetivo pode ser “aumentar o lucro da empresa”, “melhorar a produtividade” ou “fortalecer a cultura organizacional” - todos os fatores propõem resultados!

Um bom plano de endomarketing deve mostrar que atingiu os resultados esperados (reduzir faltas, aumentar a produtividade, motivar os colaboradores para um clima organizacional sinérgico, eliminar “gaps” na comunicação entre áreas, etc.), além de gerar valor para a empresa.
Case Construtora Y: A diretoria da Construtora Y tomou uma decisão assertiva: primeiro solucionar os problemas internos utilizando as ferramentas de endomarketing, para depois utilizar o marketing e potencializar as vendas. Funcionou. Depois de implantadas todas as etapas do projeto, os diretores e acionistas constataram que os resultados “melhoria da produtividade”, “construção de imagem institucional”, “fortalecimento da cultura organizacional” foram elementos fundamentais para potencializar o lucro e sentiram a mudança em todos os processos – sendo esta corresponsável pelo aumento da lucratividade.

Dicas para implantar o Endomarketing:

1.    Facilite a comunicação entre níveis e departamentos.

2.    Aponte um objetivo: discuta as diretrizes e metas organizacionais.

3.    Descentralize: permita um ambiente criativo e participativo.

4.    Pratique o feedback sempre.

5.    Escuta ativa: é preciso aprender a escutar e levar em conta a opinião dos  
       colaboradores.

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