Pela abrangência do “Endomarketing” é relevante usar a palavra "resultado". Uma empresa quer aumentar o lucro ou deseja que o lucro seja mais um fator do resultado. O objetivo pode ser “aumentar o lucro da empresa”, “melhorar a produtividade” ou “fortalecer a cultura organizacional” - todos os fatores propõem resultados!
Um
bom plano de endomarketing deve mostrar que atingiu os resultados esperados
(reduzir faltas, aumentar a produtividade, motivar os colaboradores para um
clima organizacional sinérgico, eliminar “gaps” na comunicação entre áreas,
etc.), além de gerar valor para a empresa.
Case Construtora Y: A diretoria da Construtora Y tomou
uma decisão assertiva: primeiro solucionar os problemas internos utilizando as
ferramentas de endomarketing, para depois utilizar o marketing e potencializar
as vendas. Funcionou. Depois de implantadas todas as etapas do projeto, os
diretores e acionistas constataram que os resultados “melhoria da
produtividade”, “construção de imagem institucional”, “fortalecimento da
cultura organizacional” foram elementos fundamentais para potencializar o lucro
e sentiram a mudança em todos os processos – sendo esta corresponsável pelo
aumento da lucratividade.
Dicas para implantar o
Endomarketing:
1. Facilite a comunicação entre níveis e
departamentos.
2. Aponte um objetivo: discuta as diretrizes e
metas organizacionais.
3. Descentralize: permita um ambiente criativo
e participativo.
4. Pratique o feedback sempre.
5. Escuta ativa: é preciso aprender a escutar
e levar em conta a opinião dos
colaboradores.
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