Diálogos para o desenvolvimento sustentável

O desenvolvimento sustentável consiste em um desafio constante das empresas, do governo, da sociedade civil organizada e das organizações não governamentais para manter o equilíbrio entre os pilares social, ambiental e econômico para o atendimento às necessidades das futuras gerações. 

Conter o consumo, minimizar os impactos das mudanças climáticas, implantar políticas públicas, incentivar uma sociedade participativa, negócios sustentáveis e, sobretudo usar racionalmente os recursos naturais são o foco de encontros entre estes atores que fomentam o desenvolvimento sustentável.

Segundo JR Phillipi e Pelicioni (2005), após a contaminação da Baía de Minamata  no Japão e a contaminação do ambiente resultante da má utilização dos pesticidas e inseticidas sintéticos decorrentes da industrialização predatória levou o governo da Suécia a propor às Nações Unidas uma conferência internacional para discutir o problema. Desde então, organismos internacionais, governo, ONGs e empresas se reúnem constantemente para discutir sobre objetivos e práticas sustentáveis.

No Brasil o assunto tornou-se evidente com a Rio 92, uma conferência onde 179 países registraram na Agenda 21 (documento no qual os países pactuam a implementação de ações que minimizem os impactos no meio ambiente), o compromisso de praticar a sustentabilidade. A Agenda 21 é um planejamento do futuro a curto, médio e longo prazos, com metas recursos e responsabilidades definidas, que de tempos em tempos evolui para novas estratégias.

Outro encontro para o desenvolvimento sustentável ocorrerá no Brasil em junho de 2012, será a Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, onde as metas e a projeção de novas perspectivas que resultem em novas tecnologias, estudo da cultura, mudanças nos padrões de consumo, a posição de liderança na sustentabilidade farão parte da pauta do evento.


Segundo o Subsecretário Geral da ONU e Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner, a Rio+20 contemplará o encontro entre líderes mundiais e nações para desenhar um futuro que faça do desenvolvimento sustentável uma prática bem-sucedida – um futuro que pode fazer crescer economias e gerar trabalhos decentes sem pressionar os limites do planeta.
 
Outra mobilização mundial na qual o Brasil sediará, será a comemoração do dia mundial do meio ambiente com várias atividades e a proposta de bater o recorde do ano passado, quando 112 países registraram mais de quatro mil atividades no site do WED.

Com o tema “Economia Verde: Ela te inclui?”, o evento tem como proposta uma reflexão para que pessoas de todas as partes do mundo possam avaliar onde a Economia Verde se encaixa no seu dia-a-dia.


Mais uma forma de promover o diálogo para o desenvolvimento sustentável. Vale a pena participar! Afinal, fomentar o desenvolvimento sustentável é um compromisso nosso também.

Júnia Carvalho, relações públicas, MBA em Gestão Estratégica de Negócios, é gestora de projetos da Oito Eventos Corporativos, Cultura e Sustentabilidade.